DERMATOSCOPIA DIGITAL

sexta-feira, 22 de julho de 2011
A dermatoscopia digital é um exame realizado com uma espécie de lupa (dermatoscópio) acoplado a uma câmera digital, que capta as imagens dos sinais de pele e transfere para o computador, onde são armazenadas. O equipamento permite visualizar características do sinal, como cor, formato, estruturas diversas que determinarão se a lesão tem algum risco de malignidade, ou melhor, se pode ser um câncer de pele.

A finalidade deste exame é diagnosticar o câncer de pele de forma mais precoce possível, possibilitando o tratamento curativo desta lesão. Também pode indicar aquelas lesões que mostram risco aumentado para se tornar maligna no futuro. Este exame está particularmente indicado naqueles pacientes com história familiar de câncer de pele, com múltiplos sinais ou com lesões suspeitas.

O exame é realizado no consultório, após avaliação clínica das lesões do paciente. Aqueles sinais suspeitos serão fotografados, para análise digital de suas características. Se não for indicada a retirada da lesão, será possível comparar a lesão atual com as fotografias futuras, e perceber com mais facilidade qualquer alteração que possa ocorrer.

Dermatologistas treinados são capazes de melhorar o diagnóstico de melanoma de 65 até 95% com o uso do dermatoscópio. Nos últimos anos, a dermatoscopia digital vem permitindo o acompanhamento fotográfico das lesões clínicas e dermatoscópicas, que podem ser usadas rotineiramente na avaliação anual do paciente, principalmente naqueles com múltiplos sinais ou com história familiar de melanoma.

Raquel Bozzetto Machado
Dermatologista
CRM 29219

0 comentários:

Postar um comentário