Pergunta: É a mesma coisa que Botox?
R: Não. O ácido hialurônico é um preenchedor, que pode ser usado para dar volume aos lábios, corrigir olheiras fundas e remodelar as maçãs do rosto, além de suavizar o sulco nasolabial (ou bigode chinês) e rugas ao redor da boca. Ele é injetado na derme com uma agulha fininha.
O Botox (esse é na verdade, um dos nomes comerciais da toxina botulínica) é aplicado na camada muscular, mais profunda, com a finalidade de relaxar o músculo e impedir a contração que resulta em rugas na testa e em volta dos olhos, por exemplo.
São dois procedimentos diferentes, embora muitas vezes complementares.
Pergunta: Qual é a origem do ácido hialurônico?
R: Ela é naturalmente fabricada pelo organismo e é responsável pela retenção de água e manutenção do volume e da elasticidade da pele.
Mas, com o tempo, o corpo vai perdendo a capacidade de produzi-la.
A versão usada em preenchimentos é sintética, ou seja, desenvolvida em laboratório.
Pergunta: Como é a aplicação?
R: Primeiro, o médico passa uma pomada anestésica no local. Depois injeta a substância em gel no trajeto das linhas a serem preenchidas. Então, massageia suavemente a região, a fim de espalhar o produto.
Pergunta: Dói? O resultado é imediato?
R: A dor varia de uma paciente para outra, porém você vai sentir um incômodo por causa das injeções.
Mas hoje há versões do ácido que vêm com anestésico, o que diminui a dor na hora da aplicação. O resultado definitivo aparece depois de uma semana – nos primeiros dias, o local pode ficar ligeiramente inchado.
Pergunta: É seguro? Posso ter alguma reação ao produto?
R: Ele é biocompatível (aceito pelo corpo humano) e absorvido aos poucos pelo organismo, então não provoca reações adversas. A única reação costuma ser aquela após a aplicação – leve inchaço, pequenos hematomas e vermelhidão no local – que desaparece em poucos dias.
Pergunta: Quanto tempo dura o efeito?
R: De seis a 12 meses, dependendo da densidade do produto. Depois desse período, você pode refazer o procedimento sem problema.
Pergunta: O que muda de uma marca para outra?
R: Basicamente, a concentração e o tamanho das partículas da substancia, que vão determinar a densidade do produto de cada fabricante e a necessidade de aplicação mais superficial ou profunda.
Pergunta: Dá para usar no corpo?
R: Existem versões mais densas para aumento dos seios, bumbum e panturrilhas (no lugar das próteses de silicone) e preenchimento da celulite. Porém, como pedem grande quantidade do produto, esses procedimentos acabam saindo caro.
USOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO
• Preencher rugas (em volta da boca, dos olhos e do nariz)
• Aumentar o volume da boca
• Definir o contorno do rosto
• Suavizar a celulite
• Aumentar os seios e o bumbum
Fonte junho 2010 Boa Forma
0 comentários:
Postar um comentário