O frio chegou! Uma ótima pedida é aproveitar essa época do ano para se dedicar aos tratamentos dermatológicos. Os dias pouco iluminados do inverno são muito proveitosos para quem quer fazer um peeling. A idéia é deixar a pele lisinha, sem marcas, com o colágeno em dia, igualar a cor e acabar de vez com os estragos do sol na pele - sonho de dez entre dez mulheres.
O termo peeling deriva do verbo em inglês “to peel”, que significa descamar, esfoliar, que é justamente a função deste tratamento. O processo consiste na descamação da pele, que pode ser superficial, média ou profunda, retirando manchas e rugas, principalmente. Cicatrizes de acne e oleosidade excessiva também podem ser resolvidos. Os benefícios deste método são alcançados pela renovação celular ao remover as células “velhas” da camada mais superficial da pele, além de estimular a produção de colágeno e glicosaminoglicanos na derme.
O peeling é indicado para adolescentes, adultos e idosos. O número de aplicações e o tipo de peeling a ser aplicado vai variar de acordo com o diagnóstico do dermatologista e o tempo que você tem disponível para tratar a pele:
Superficial: ele atinge apenas a epiderme e é indicado para manchas e melasmas, por exemplo. Exige protetor solar até que a pele fique totalmente recuperada, sem descamação ou vermelhidão. Os melhores resultados são obtidos quando as sessões são repetidas, com intervalos semanais ou quinzenais.
Médio: atinge a derme e é indicado para rugas, marcas mais profundas, degeneração e cicatrizes. É necessário o afastamento das atividades diárias por três a sete dias, devido à intensa descamação, até que uma pele fina, nova apareça. O bloqueador é indispensável e deve ser aplicado continuamente para evitar manchas.
Profundo: é muito útil para peles extremamente enrugadas, como se a paciente fizesse uma cirurgia plástica, sem mudar a feição. O procedimento é feito com paciente internado, sob anestesia, monitoramento cardíaco e das funções hepáticas. O tempo de recuperação é mais prolongado, cerca de dez dias, com cuidados intensos para garantir que não surgirá cicatrizes. O bloqueador solar também é extremamente necessário porque a pele formada é muito sensível.
Agora você não tem mais desculpa para não cuidar da pele. Em maior ou menor intensidade, tem sempre algum tratamento que pode ajudar a melhorar a sua autoestima e deixar sua pele linda e saudável.
Dra. Raquel Machado
CRM 29219
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário